13 de novembro de 2012

ELE

... 
Múltiplos focos de luz se erguem da igreja
que substitui a paisagem cinzenta 
os archotes colocados lado a lado 
ao longo da passagem estreita 
de encontro ao Deus que se quer 
sempre presente e benevolente. 

A sua benevolência e compreensão 
não conhece o pecado, 
nem o mal, nem a escuridão é afinal negra. 
Nem sequer repara nos templos erguidos 
ou sacrifícios sugeridos 
porque a fé mais pura 
é aquela que corre no sangue. 

Percorro distâncias e tempos de espera incógnitos. 
Quando me acompanha nos passos que dou, 
sinto a sua presença até nos momentos mais abstratos, 
visita-me numa presença intensa
com o intuito de me deter e de me proteger
 nas atitudes impensadas. 
 Então de todas as luzes ELE 
existe também na escuridão-.
Parei de procurar. 
Parei de querer descobrir em mim o que eu não possuo. 
Porque este jogo de luzes, 
revela cúmplices ilusões e máscaras falaciosas. 

Quando as luzes se apagam
todas as minhas fragilidades ficam expostas, 
e se me faltas desespero mas acabas por me procurar. 
Entrego-me a mais uma fuga desesperada
finjo não dar pela tua presença. 

Deixas que os olhos se habituem à escuridão que há em mim 
percorres o meu rosto com a mão, 
como se me desvendasses 
os meus segredos pelo toque. 
... 
Vento